Retrato histórico e edifícios escolares
Foi em 1962 que o Padre João Maurício Amaral Ferreira pediu autorização ao Ministério da Educação para a matrícula de 50 alunos no Externato. Esta iniciativa surge da necessidade de criação de um estabelecimento de ensino que leccionasse os níveis superiores ao então ensino primário. Assim, e com apoio financeiro do Padre João de Medeiros, nasceu o Externato Maria Isabel do Carmo Medeiros, que homenageia a mãe do último.
A Fundação Maria Isabel do Carmo Medeiros foi criada por Despacho Ministerial a 11 de Setembro de 1963. Esta fundação tinha então como objectivos:
- Garantir o funcionamento do Externato;
- Providenciar escolas paroquiais de ensino primário;
- Abrir os 1º e 2º Ciclos gerais do Liceu no Externato.
As primeiras aulas funcionaram num edifício da Câmara Municipal. Este depressa se tornou exíguo para o número de alunos, o que levou à construção de um local próprio. A 2 de Setembro de 1963 decorreu a bênção e lançamento da primeira pedra daquele que é hoje o edifício principal da Escola Básica e Secundária de Povoação. Sendo na altura considerado um edifício modular. O início das actividades lectivas neste edifício foi em 1969/1970 com 180 alunos.
Ensino oficial
No ano lectivo de 1992/93, no que se refere ao aspecto pedagógico, o Externato passou a ensino oficial, em regime transitório, tendo sido nomeada uma comissão instaladora responsável pela gestão pedagógica e administrativa da então denominada EB 2/3 Maria Isabel do Carmo Medeiros, para os anos lectivos 1992/93 e 1993/94.
Ensino Secundário
Surge o primeiro Conselho Directivo no ano lectivo 1994/95, com o qual, em 1995/96, é implementado o 10º ano do ensino secundário, criando-se medidas de incentivo à fixação de professores, como aposta na qualidade de ensino, chamando então um maior número de professores com habilitação própria. Com a vinda destes professores os horizontes/interesses na progressão de estudos levou ao aumento da população estudantil, deixando debilitadas as condições físicas.
EBI/S da Povoação
Para colmatar os problemas de espaço, o Governo Regional, em Dezembro de 1997, adquiriu o Edifício da EB 2,3/S Maria Isabel do Carmo Medeiros (com o intuito de aumentar o espaço físico e remodelar as estruturas existentes) e um terreno nas Furnas para a construção de um edifício destinado ao 2º e 3º Ciclos. Em Maio de 1998 foi criada a EBI/S de Povoação, englobando todas as escolas do Concelho incluindo, assim, todos os níveis de ensino, desde Pré-Escolar até ao 12º ano.
EBS da Povoação
Com a mudança de designação dos estabelecimentos escolares da Região Autónoma dos Açores, a unidade orgânica passou a ter a designação de Escola Básica e Secundária da Povoação.
EB1,2,3/JI das Furnas
Em 1999 foi inaugurada a actual EB 1,2,3/JI das Furnas, integrando a EB1/JI das Furnas (Águas Quentes). A escola conta com dois edifícios e um Pavilhão desportivo.
Centro Pedagógico da Povoação
O Centro Pedagógico da Povoação é um projeto inovador que, para além da rentabilização de um edifício escolar que se encontrava encerrado (EB1/JI da Lomba do Pomar), proporciona as condições humanas e materiais determinantes para a realização de uma boa formação prática, permitindo aos alunos a aquisição e desenvolvimento dos conhecimentos e das aptidões necessárias a um bom desempenho sócio-profissional.
O Centro Pedagógico da Povoação funciona a parte prática dos Cursos PROFIJ e dos cursos Pré Profissionalizante e Formação Profissionalizante do Regime de Educação Especial, nomeadamente Horticultura; Cozinha e Oficina de Carpintaria; contempla ainda uma sala para uma turma Ocupacional do REE.