Projeto “Rumo a altos voos” (Rav)
Abaixo, pode ver as fotografias das mascotes do concurso do projeto “Rumo a altos voos” (Rav).
As mascotes encontram-se expostas em frente à Escola Maria Isabel do Carmo Medeiros.
Fotografias
– Mascotes (todos)
– Mascote VENCEDORA da EB1 JI DO FAIAL DA TERRA
– Mascote VENCEDORA da EB1 JI MONSENHOR JOAO MAURICIO AMARAL FERREIRA PRE B
– Mascote VENCEDORA da EB1 JI LOMBA DO LOUÇÃO
– Mascote VENCEDORA da EB1, 2, 3 JI FURNAS PRE B
– Mascote VENCEDORA da EB1, 2, 3 JI FURNAS PRE A
– Mascote VENCEDORA da EB1 JI LOMBA BOTÃO
– Mascote VENCEDORA da EB1 JI PROF. JOSÉ FURTADO LEITE
Feira Trolidária (20 e 21 dez 2021)
“Os alunos do 9.º 2 estão a organizar a Feira Trolidária, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Esta Feira contará com um Bazar Solidário a reverter para o Projeto Melika. O 9.º2 convida a comunidade escolar a visitar a Feira no pavilhão da EB 1,2,3/JI das Furnas, nos dias 20 de dezembro (14h30-19h00) e 21 de dezembro (9h30-12h30).
Todos juntos podemos fazer a diferença. É fácil colaborar e os outros ajudar!”
Vacinas – As nossas super-heroínas
Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger contra uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte. Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de aumentar a circulação de microorganismos causadores de doenças. Diante da atual pandemia de COVID-19, muito tem-se falado sobre as vacinas, e em alguns casos com base em mitos e inverdades acerca destes imunizantes. De fato, não é à toa que movimentos anti-vacinas crescem de forma exponencial ao redor do mundo, ameaçando o retorno de doenças que já foram controladas ou até mesmo erradicadas, como é o caso do Sarampo e da Poliomielite. Portanto, é fundamental a divulgação científica sobre estes imunizantes junto aos/às alunos/as, numa proposta didática e interativa e utilizando uma linguagem acessível sobre o mecanismo de ação das vacinas, como são produzidas até serem aprovadas e sua importância histórica na prevenção de doenças a nível individual e coletivo.
Pode consultar os trabalhos dos alunos nas ligações que se seguem:
Proposta de ação dia 22 de abril – Escolas – Dia Mundial da Terra
Devido ao contexto de pandemia, este ano não serão desenvolvidas atividades em regime presencial para assinalar o Dia Mundial da Terra.
Abaixo ficam propostas de filmes a serem explorados com/pelos alunos dos diferentes níveis de ensino.
Alunos do 1.º ciclo:
– Vídeo de apresentação:
– Filme Lorax:
Alunos do 2.º e do 3.º ciclo:
– Vídeo de apresentação:
– 3º Episódio do Documentário “É pr’amanhã”
Alunos do ensino secundário:
– Vídeo de apresentação:
– Documentário “Antropoceno, a Ascensão dos Humanos” Ep. 3:
Dia Mundial da Saúde – Lanches Saudáveis
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde, cujo lema deste ano se centra na construção de um mundo mais justo e saudável, sendo a alimentação um dos principais determinantes em saúde, vimos assinalar esta data com a divulgação e o reforço da necessidade de se sensibilizar para um ambiente alimentar escolar saudável, abrangendo toda a comunidade escolar.
Considerando o contributo das refeições intermédias na ingestão energética diária e pelo facto de ser nestas refeições que habitualmente se consomem alimentos com pouco valor nutricional, hipercalóricos e com elevado teor de sal, açúcar e gordura, têm vindo a ser elaboradas recomendações a nível escolar para melhorar os hábitos alimentares das crianças e adolescentes e prevenir doenças relacionadas com uma alimentação inadequada. A mais recente publicação da Direção-Geral da Saúde e da Direção-Geral da Educação, estabelece um guia sobre lanches escolares saudáveis, assinalando, assim, o regresso ao ensino presencial em território continental, após o período de confinamento devido à pandemia por COVID-19.
A adequação das refeições intermediárias tem vindo a ser igualmente reforçada por esta Direção Regional com a execução e divulgação do “Manual com Orientações para Lancheiras Saudáveis”, do Manual “Bufetes Escolares Saudáveis” e de materiais didáticos e sensibilizadores sobre a importância do consumo de água, bem como a realização de sessões de educação alimentar dirigidas aos alunos e encarregados de educação.
Assim, apelamos ao reforço na divulgação das orientações e materiais elaborados, junto de toda a comunidade educativa, em particular dos encarregados de educação e dos pais.
Em anexo, remetem-se os seguintes documentos: