Escola Básica e Secundária da Povoação
Ementa
Destaques
Quadros de Honra/Louvor
Alguns casos de sucesso...
Centro de Recursos
Material educativo disponível para requisição.
Exames/Provas
Informação sobre Exames e Provas nacionais.
Calendário Letivo
Calendário Letivo
Plataformas
Plataformas: Inovar; Consulta Alunos; Camel; Kiosk; Moddle.
Notícias
Informações pertinentes para a comunidade educativa.
Atividades
Atividades desenvolvidas pelos alunos e professores da unidade orgânica.
Manuais escolares
Manuais escolares adotados para o ano letivo 2016/2017
PAA
Plano Anual de Atividades da Unidade Orgânica 2016/2017
Critérios de Avaliação
Critérios de Avaliação

Notícias

Aulas de fitness

Em conformidade com o PASE (Plano de Atividades de Saúde Escolar) 2017/2018, a equipa de saúde escolar informa que as aulas de Fitness, sob a orientação da prof. Raquel Furtado, estão a decorrer no ginásio da EBS da Povoação, 2ª feira às 15h15 e 4ª feira às 16h.

Assim sendo, solicitamos a divulgação deste evento entre os coordenadores de departamento e diretores de turma para transmitirem a informação e convidarem os docentes do departamento e os alunos, respectivamente.

Grata pela atenção, subscrevo-me com os melhores cumprimentos,
A Coordenadora da Equipa da Saúde Escolar

Andrea C. Botelho Pereira

Poster de divulgaçãoicon_pdf

Prova do Conhecimento da Língua Portuguesa para Aquisição de Nacionalidade (PaN)

INSCRIÇÕES PARA A PROVA DE AQUISIÇÃO DE NACIONALIDADE (PaN)

A Prova do Conhecimento da Língua Portuguesa para Aquisição de Nacionalidade (PaN) tem como enquadramento legal o Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 237-A/2006, de 14 de dezembro, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 43/2013, de 1 de abril, e, também, pela Portaria n.º 176/2014, de 11 de setembro, e pelo Despacho n.º 12941/2014, de 23 de outubro.

Conforme informação disponível na página da internet do IAVE, o período de inscrição para realização da Prova de Conhecimentos de Língua Portuguesa para Aquisição de Nacionalidade (PaN) decorrerá entre o dia 30 de outubro e o dia 17 de novembro de 2017. A PaN terá lugar entre os dias 11 e 14 de dezembro de 2017. Solicita-se aos órgãos de gestão a melhor divulgação desta prova junto da comunidade escolar e o encaminhamento dos interessados para a escola da sua preferência.

Conforme rede determinada em 2013, relembra-se, que na RAA, as escolas onde a Prova se realiza são:

–  ES ANTERO DE QUENTAL

– ES JERÓNIMO EMILIANO DE ANDRADE

–  ES MANUEL DE ARRIAGA

As escolas dos Açores, sedes de realização da Prova do Conhecimento da Língua Portuguesa para Aquisição de Nacionalidade (PaN), devem na maior brevidade preencher o formulário de atualização de dados, disponível em http://goo.gl/forms/uCQ2xxqZ68 e submetê-lo diretamente ao IAVE, dando conhecimento a estes serviços da observância desta solicitação.

Em anexo remete-se, ainda, o Aviso n.º 12928/2017, relativo à abertura do procedimento de inscrição para a prova do conhecimento da Língua portuguesa para aquisição de nacionalidade.

Mais se informa que no link http://pan.iave.pt/np4/informacao/ poderão os interessados aceder a exemplos de itens (devem ter o Adobe Flash Player instalado) e que segundo a Portaria n.º 176/2014, de 11 de setembro, a comprovação do conhecimento da Língua Portuguesa pode ser feita através de:

–  Prova Escrita (Artº. 2.º, n.º 2) – integra três componentes: compreensão da leitura, expressão escrita e compreensão do oral.

–  Prova Oral (Art.º 2.º, n.º 3) – assume a forma de entrevista individual.

–  Prova Adaptada (Art.º 2.º, n.º 4) – adaptada às necessidades específicas dos candidatos.

Para a formalização das inscrições os interessados deverão aceder ao formulário disponível no link IAVE (inscrições PaN)

Poderá consultar toda a informação disponível em IAVE (informações PaN).

Saúde escolar – Informação aos Encarregados de Educação

A área de intervenção na promoção da saúde em contexto escolar, implementada pela Direção Regional da Saúde em parceria com a Direção Regional da Educação, é uma área de educação para a saúde que tem vindo a contribuir para a elevação do nível educacional e de saúde da comunidade escolar. (…) Atendendo à necessidade do cumprimento desta área, é necessária a realização de ações de vigilância e proteção da saúde, paralelamente com a aquisição de conhecimentos e competências em educação para a saúde. (…)As atividades previstas incluem 3 âmbitos de ação: 1. Rastreios, 2. Sessões de educação para a saúde e 3. Sistema de vigilância de comportamentos de risco relacionados com a saúde. (…) Assim, considerando a importância das atividades previstas na saúde do seu educando, e sendo objetivo das Equipas de Saúde Escolar a abrangência do maior número possível de alunos, informamos V. Exa. que caso não aceite que o seu educando participe nas atividades da saúde escolar deverá dirigir-se ao Conselho Executivo desta Unidade Orgânica para assinar o documento de recusa com a respetiva justificação desta.

Documento completoicon_pdf

Cantina (opção vegetariana)

Informa-se que a nossa escola passou a dispor de uma opção vegetariana como oferta alimentar.
Assim, de modo a efetuar o levantamento dos alunos exclusivamente vegetarianos, disponibiliza-se o modelo de requerimento a preencher pelos encarregados de educação.

Modelo do requerimento icon_pdf

Entrega do Galardão Eco-Escolas 2016

Fotografia referente à cerimónia de entrega do Galardão Eco-Escolas 2016 ao professor Ricardo Moniz.