PROSUCESSO

O ProSucesso incentiva as escolas a desenvolverem projectos específicos  que visem agir sobre as dificuldades diagnosticadas nas escolas, diversificando a oferta curricular de forma a combater essas dificuldades.
Em resposta ao repto lançado pelo ProSucesso, a EBS da Povoação vai disponibilizar duas Ofertas de Escola, a partir do ano lectivo 2017/2018, que funcionarão ao abrigo do n.º 19, do artigo 4.º, do Decreto legislativo Regional n.º 21/2010/A, de 24 de Junho, segundo o qual «no 2.º e 3.º ciclos a Educação Moral e Religiosa é leccionada em regime opcional a outra disciplina ou área curricular não disciplinar a definir pela unidade orgânica».
Assim, a EBS da Povoação deixará de disponibilizar DPS (Desenvolvimento Pessoal e Social) e oferecerá:
  • no 2.º ciclo, TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação), conforme o projecto ‘LiteraciaTIC’, apresentado pelos professores de Informática;
  • no 3.º ciclo, ICLC (Introdução à Cultura e às Línguas Clássicas), de acordo com o projecto Pari Passu, apresentado por professores do Departamento de Línguas e Literaturas.
O projecto LiteraciaTIC pretende promover o desenvolvimento de competências na área das tecnologias, podendo servir de complemento às diversas disciplinas. O projecto Pari Passu pretende proporcionar aos alunos melhorias ao nível da interpretação de textos, promovendo um maior domínio vocabular e um enriquecimento do universo de referências, através do contacto com as línguas e as culturas clássicas.

Cursos Científico-Humanísticos

Conferem, após a sua conclusão, o diploma do nível secundário de educação – 12.º ano e o certificado de qualificação profissional de nível III.
Estes cursos estão vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior.

Cursos do Programa Formativo de Inserção de Jovens (PROFIJ)

O PROFIJ visa a qualificação de jovens e a sua inserção no mundo do trabalho, através de uma estratégia pedagógica que promove a aproximação do jovem à escola e ao mercado de trabalho por via de uma formação profissional qualificante. Os cursos de nível IV correspondentes à titularidade do ensino secundário permitem o prosseguimento de estudos de nível superior mediante a realização das provas de ingresso determinadas por cada par estabelecimento/curso.

Cursos Profissionais

Os cursos profissionais conferem, após a sua conclusão, o diploma de nível secundário de educação e o certificado de qualificação profissional de nível IV.
Estes cursos estão vocacionados para a qualificação inicial dos alunos, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho, mas permitindo o prosseguimento de estudos de nível superior, mediante a realização de exames nacionais obrigatórios e as provas de ingresso determinadas por cada par estabelecimento/curso.